sábado, 3 de outubro de 2009

Uma equipa para além da táctica e da técnica

Porque nem sempre um conjunto de bons jogadores faz uma boa equipa? Normalmente porque muito destes jogadores pensam neles para além da equipa, ou melhor pensam que estão acima da equipa.
A gestão de um plantel e de um balneário é um dos aspectos mais complexos mas também mais importantes para conseguir os objectivos propostos que passará obrigatoriamente por ganhar sempre.
A questão é complexa porque num balneário existe sempre cabeças diferentes, que pensam de maneira diferente, e que tem ideias diferentes, todas as pessoas tem feitios distintos e isso faz que reajam de formas distintas a um mesmo problema ou apenas a uma determinada situação. Sei pelos anos que ando no futebol, e pelo caminho que já percorri que o mais difícil é um atleta perceber porque não é opção em determinado jogo, que é difícil perceber porque joga A ou B em vez da própria pessoa, e que por vezes é difícil explicar isso ao próprio jogador.
Sei que por vezes essas dificuldades estende-se a adeptos e simpatizantes, porque jogam aqueles 11?, porque entram aqueles 3? Porque não joga jogador A em vez do jogador B, porque o jogador A que é o melhor jogador só joga 10 minutos? Porque esse mesmo jogador não joga?
Mas são perguntas que serão sempre respondidas de forma diferente para os adeptos e para o jogadores... o jogador de uma associação, de uma colectividade ou de um clube tem de perceber que quem toma as opções quer sempre o melhor para a equipa, e que o clube que representa tem de estar sempre primeiro do que ele. Um jogador tem de perceber que será sempre melhor quando cultivar também ele o principio de vitória da equipa, e nunca o da vitória pessoal.
Por isso é que uma grande equipa não é a soma de grande jogadores... é muito mais do que isso.

1 comentário:

jorge disse...

boa faladura rapaz...... é pena mt gente não visitar o blog...