sexta-feira, 26 de junho de 2009

Breves de futsal

No passado sábado enquanto estava no jantar do Castanheira, decorria ao lado outro jantar ligado ao desporto em Coura, foi o jantar de encerramento do primeiro torneio organizado pela ASSFPPC.
Acabei por dar lá um salto para receber o prémio do resto do mundo, e dei pessoalmente os parabéns pela organização ao Presidente da Associação, o Sr. Teixeira. Sempre concordei que houvesse uma organização independente da câmara para este torneio, principalmente depois dos primeiros anos em que começou a haver um tipo diferente de competição. Para primeiro ano parece-me que o balanço é positivo, principalmente depois de correrem alguns riscos, tanto ao nível de montantes envolvidos para cada equipa participante, como posteriormente de limitarem os árbitros a pessoas não ligadas directamente as equipas.
Quanto ao segundo aspecto, acho que foi um risco errado e que na minha opinião não devia ter sido tomado, pode-se sempre argumentar que surgiram novos árbitros o que é verdade e que fico contente por ter acontecido, mas por outro lado tirou-se um lote de bons árbitros do torneio, que só por si dava para uma gestão diferente a nível de nomeações, dava para equilibrar as equipas de arbitragem e evitava-se que se visse demasiadas vezes as mesmas pessoas a apitar as mesmas equipas. Não podemos esquecer que pela primeira vez houve encargos que as equipas tiveram com a arbitragem, e sendo sempre este o aspecto mais delicado, seria mais sensato contar com os melhores. Um arbitro é melhor ou pior, por muitos aspectos, é muitas vezes melhor com o somar de jogos, mas a responsabilidade tem de ser diferente para um arbitro que recebe dinheiro e para um arbitro que não recebe, e acho que é este aspecto que tem de ser muito bem pensado para o próximo torneio organizado por esta Associação.
Apesar de ainda haver por parte de algumas pessoas um conhecimento diminuto da modalidade e das regras, o comportamento geral das equipas tem melhorado, continua muitas vezes a não ser o mais correcto, mas é sem duvida diferente que nos primórdios da modalidade.
Fiquei com pena que o jantar de encerramento tivesse tão poucos participantes, espero que não tenha sido um sinal de mal perder, porque poucas equipas estavam representadas, mas a verdade é que dava uma imagem completamente diferente se a maioria dos atletas tivessem presentes e se a sala estivesse muito mais compostas. Mas já estamos um bocado habituados a estas coisas, se o torneio não começa é porque não começa, quando acaba se não ganhamos pouco interessa se houve torneio. E não esquecer que o jantar era pago!!!


Mas isto acaba um e começa outro, o que é bom sinal para Paredes de Coura. Já rola a bola em Padornelo, mais um ano e mais um torneio. Eu lá estarei na pele de jogador, e como sempre mantemos o nosso grupo de jogadores, a nossa equipa manteve-se fiel ao princípios que a formou, e como este ano temos vários jogadores fora de Paredes de Coura, podíamos "reforçar-nos" de uma outra maneira, com jogadores experientes e que pudessem fazer a diferença. Mas a verdade que numa decisão super democrática chegamos ao consenso que não seria assim, que mantínhamos apenas o nosso grupo e acrescentaríamos apenas um elemento, para que quando falharem vários atletas a equipa não ficar limitada em numero, a recolha caiu num jogador que faz parte do grupo de Castanheira e que está totalmente ambientado connosco. Esta gestão de grupo que é feita, permite sempre manter um grupo muito competitivo com soluções, e continuar com uma harmonia fantástica no grupo. Por tudo isso, e por sermos a equipa que somos continuamos a ser os principais candidatos à vitória final. Rumo a esse objectivo, começamos a nossa caminhada com uma vitória frente à sempre equipa difícil das Porreiras, por uns expressivos 8-2. Amanhã lá estaremos para mais um jogo...
Quanto ao torneio, espero sinceramente que tenha o sucesso que tem tido ou se possível ainda mais, eu infelizmente será a edição que vou estar menos presente, mas não deixarei de estar atento as incidências.

Sem comentários: