terça-feira, 23 de junho de 2009

Acabou a época

Acabou oficialmente a época do Castanheira com o jantar convívio de todas as equipas federadas da Associação. Como não poderia deixar de ser foi mais uma festa, foi de facto pena a equipa a que eu pertenço não ter subido de divisão, muito à custa dos problemas que houve a nivel da Associação de Viana e da desorganização da equipa de Peladeiros.
Como adepto, parece-me que esta época é a todos os níveis muito boa para esta Associação que veio premiar o excelente trabalho que tem efectuado. O crescimento da equipa de futsal e o feito alcançado pela equipa de juvenis não acontece por acaso, é fruto de um trabalho sustentado e que foi criado passo a passo, por pessoas competentes e com uma direcção empenhada em dar todas as possibilidades aos atletas e aos técnicos.
É por isso mais do que natural, mas principalmente justo que tenha chegado esta época o primeiro troféu federado para esta associação, e acho que foi alcançado por quem devia ser, a equipa feminina de futsal, ficará para sempre como um marco para o Castanheira e para a modalidade nesta associação.
Quanto à equipa de seniores, acaba por ser a que deixa o maior amargo na boca, sem querer inventar de algum modo desculpas, é sempre difícil a uma equipa que desce conseguir ter logo de imediato uma reacção que permita a subida de divisão, isso não acontece só nas divisões distritais, mas acontece em todas as divisões, claro que há sempre excepções e há sempre equipas que dão uma resposta positiva a essa descida. Para além deste factor, houve outros que acabaram por não permitir uma maior soma de pontos:
- a inexperiência dos treinadores nesta divisão, num campeonato em que as equipas não tem um padrão de jogo, apesar de a maioria ter como base o pontapé para a frente;
- a falta de alguns jogadores importantes em jogos importantes;
- a imaturidade que alguns atletas ainda demonstram em determinadas situações de jogo que nos levaram a perder pontos que acabaram por ser decisivos (esta será certamente uma questão que temos de crescer na próxima época, a gestão do jogo com e sem bola, e a gestão emocional em determinadas fases do jogo, gestão a nível sobretudo de ansiedade mas também a nível de concentração).
Contudo como treinador, acho que foi uma época muito positiva e que o terceiro lugar, apesar de a mim pessoalmente me deixar um amargo na boca de saber a pouco, era um justo prémio para toda a estrutura da equipa sénior principalmente para os atletas.
Deixo para o fim o melhor da noite, os premiados foram justíssimos, o Charles não só por ter sido o atleta mais assíduo aos treinos merecia o prémio, como jogador foi extraordinário em quase todos os jogos, cresceu muito como atleta, e em qualquer sistema cumpriu perfeitamente o que os treinadores lhe pediram, dos atletas mais inteligentes tacticamente e com maior entrega no jogo. Tem ainda algumas falhas pré-jogo e pré-treino, mas que umas mais do que outras acabam por ser normais, principalmente pré-jogo já vai muito mais da fama do que do proveito, e o rendimento jogo após jogo fala por si. Não quero destacar um só jogador, muito mais porque para mim uma equipa será sempre a soma das partes, e sei que para o Charles também, não tenho medo de assumir publicamente que tive grande prazer de treinar o Charles e de participar nesta grande época dele, foi sem duvida um dos jogadores mais importantes da época, mas não tenho duvidas que para o ano vai ainda fazer muito melhor.
O outro premiado, foi sem sombra de duvidas o técnico do ano e talvez o maior vencedor da época. Esta época foi o premiar de um grande treinador, de um grande gestor de jovens, e foi também o demonstrar a muita gente que o que se faz por cá não está ao nível do que se faz lá fora, está muito acima. A formação será cada vez mais importantíssimo para todos os clubes, a ajuda no crescimento do atleta e do homem é tarefa muito difícil, aliar a isto conseguir bons resultados desportivos, não só a níveis classificativos mas sobretudo a nível de formação do atleta a nível táctico e técnico só está ao alcance de alguns. Por tudo isto, e por muito mais o Pedro mereceu o prémio pelos três anos de trabalho, e merece também os meus parabéns e um grande abraço.
Agora vamos todos para férias (do Castanheira), eu passarei de treinador para colega de equipa de alguns atletas agora no Verão, e daqui a dois meses começa uma nova época para um Castanheira sempre à vitória.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tu muito gostas do Charles............................

João Mendes disse...

Também gosto muito de ti, porque vens ao meu blog só é pena escreveres como anónimo!

FreitasBar disse...

Conheci o Charles nos torneios de Futsal; Um puto, baixote mas entroncado, a jogar "quase sózinho" em equipas fracotas, fascinado pelas balizas, rematando de tudo o que era lado, modo e feitio ....chegando até a parecer "meio disparatado".
Perguntei quem era aquele, logo me adiantaram; "É o Charles, um miudo de Rendufe que joga nas camadas jovens do Vianense".....Era jogador, É JOGADOR. Eu cá, tambem gosto do Charles

jorge cunha disse...

Charles MVP do castanheira...

Anónimo disse...

O charles? concordo com tudo o que disseste, grande jogador! Mas ha mais jogadores de alto nivel nesta equipa, como o zé filipe, telmo, joca, morgado, samuel, sem esquecer o grande capitao jorge.... Acho que o castanheira este ano valeu pelo conjunto. Grande Abraço

João Mendes disse...

Não disse que não houve outros grandes jogadores, nem sequer disse que o Charles foi o melhor jogador da época. Primeiro nunca o faria porque sou treinador deles, depois porque tenho uma área muito mais extensa de analise, e porque muito sinceramente não consigo destacar um jogador. Tu próprio referiste alguns nomes, houve ainda muitos outros que tiveram uma época muito boa e que foram muito importante no desenrolar da mesma. Eu referi o Charles porque foi um premiado da noite, não pela época mas por ter sido o jogador mais assíduo do plantel falhando apenas a três treinos, e referi que o prémio na minha opinião premeia isso mas também a grande época dele. Agora não tenho duvidas que o Castanheira valeu pelo conjunto, como valem as grandes equipas e nós somos uma grande equipa.

Peço-te só uma coisa, assina os comentários... isto de anónimo não fica lá muito bem!