sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jorge Cunha, Nelson Barreiro e João Moutinho

Afinal que se pede a um médio interior?! Talvez se peça tudo, organização defensiva, transições rápidas, colocar gelo no jogo, basculações com e sem bola, "queimar" linhas e também... golos.
Enquanto escrevo este post lembro-me de 3 jogadores, João Moutinho, Jorge e Né. Quando vi o golo de João Moutinho contra a Académica deu-me vontade de festejar, o movimento de Moutinho que faz quando saí da tabela é perfeito para criar o desequilibro na área adversaria, quando olho para o Sporting vejo sempre como ele reage a todo o jogo, quantos jogos que não o vejo desesperadamente a ir buscar bolas a todo o lado para recomeçar o jogo, a pressionar alto, a lutar e muitas das vezes a remar quase sozinho contra a maré. É um facto, que muitas das vezes e principalmente quando o Sporting está com um resultado negativo, Moutinho corre de mais, e isso cria desorganizações excessivas, mas quando consegue ter um jogo mais sereno é sempre um dos melhores e um dos mais inteligentes jogadores do Sporting.
Em Coura há dois jogadores que são uma espécie de Moutinhos, os dois melhores atletas que treinei, e ambos jogaram a interior, neste momento Né baixou um pouco no terreno para ocupar a posição de trinco, é um jogador que qualquer equipa quer para essa posição, como sabe como ocupar todos os espaços consegue muitas recuperações de bola nessa zona, e depois sabe o que fazer com ela. Muitas vezes o trinco é o primeiro jogador da fase de construção e quanto melhor for com bola, mais a equipa ganha na construção ofensiva, contudo no Courense actual como jogam com os alas muito abertos normalmente as transições não são tão apoiadas de modo a que o passe seja médio ou curto e aí não permite uma transição tão apoiada onde o Né é de facto forte. Nesta nova posição perdeu-se assim também a capacidade goleador do Né, porque está quase sempre longe da baliza. É este aspecto que o Jorge ainda não ganhou nesta posição, tudo o que o Jorge coloca no jogo é normalmente bem feito, é sempre o primeiro a organizar, e é o ultimo a tirar o pé, com a agressividade sempre na medida certa é um médio fortíssimo, foi ganhando ao longo do tempo a inteligência de saber gerir os vários timings do jogo, mas contudo ainda não chega tantas vezes como devia à chamada zona de tiro... muitas vezes dá a ideia que tem medo de desorganizar. Mas a organização ofensiva, não é no fundo uma desorganização?
Dois grandes médios de Coura, dois atletas excelentes que os gostaria de ver juntos...


1 comentário:

Anónimo disse...

o Jorge não o conheço como médio só me lembro dele como defesa esquerdo pelo que não me vou pronunciar, agora o ne acho que é um jogador completo do melhor que já vi e com uma humildade enorme, mas falta lhe ambição para subir por ai acima. Atentendo que via potes de jogos da 2 divisao como sabes tambem te digo o Né tinha qualidade para estar la porque os que eu vi la eram bem piores que ele.

jorge barbosa