terça-feira, 3 de maio de 2011

Mourinho perdeu a champions no dia 31 de Agosto

A construção de um bom plantel estará sempre na base de uma equipa de sucesso. E um bom plantel não é necessariamente ter os melhores avançados, alas, guarda-redes ou defesas do mundo, é acima de tudo ter um plantel equilibrado, com 16/17 jogadores que dêem totais garantias.
Mourinho vai de Milão para Madrid como campeão de Europa e jogando ao longo da época num sistema que incorpora dois médios-centros, deixa assim para trás o pivô defensivo que sempre tinha apresentado nas suas equipas, talvez Sneijder o obrigasse a isso ou então achasse que assim seria a melhor maneira de obter sucesso num campeonato mais musculado como o Italiano. A chegar a Madrid não faria grande sentido alterar, pois lá está Kaka, talvez o melhor "10" dos últimos anos, e como os melhores são para jogar a solução seria manter os dois médios ou alterar para losango. Mourinho optou pela primeira, e escolheu Di Maria para a ala que estava "coxa", Ozil para substituir Kaka, e Khedira como solução para a dupla de médios. O plantel parece correcto e com soluções válidas.
A verdade é que existe um Barcelona, e existe um Barcelona no mesmo campeonato de Mourinho, e o que parece bom para todo o campeonato é demasiado curto para uma equipa como o Barcelona. Mourinho depois do primeiro jogo para o campeonato sabe perfeitamente que a melhor maneira para anular o Barça é jogar com um pivô defensivo, as equipas passam a jogar desde logo mais encaixadas, os médios tem linhas de passes mais curtas e com os alas dentro em situação defensiva as linhas de passe para os jogadores do Barça diminuem, para além disto, esse mesmo pivô protege uma zona que Messi tanto gosta de aproveitar.
O problema está a seguir, Mourinho percebe bem o que tem de fazer, mas o plantel não foi construído para jogar assim, as soluções ficam assim apertadas e recorreu a Pepe, a opção é de risco e só com um tremendo sucesso não seria demasiado criticada.
O Real precisava esta época de duas coisas, ganhar e boas exibições, e estes jogos todos contra o Barcelona foi o pior que lhe podia ter acontecido.
Acredito que se Mourinho soubesse que ia ter estes jogos todos no fim da época com o Barça construía o plantel de um modo diferente, e trabalhava em cima de um sistema distinto deste.
Por tudo isto não estranho que na próxima época Mourinho volte a jogar com um pivô defensivo, e que os grande pedidos estejam em médios que permitam formar um triângulo de imensa qualidade, assim nomes como Lampard, Gerard, Fabegras ou Essien estarão certamente em cima da mesa. Ah, e claro um lateral-direito de qualidade, aqui aposto em Maicon.

PS - Mourinho não perdeu só por isto, isto ajudava a equilibrar as coisas, mas o Barcelona é absolutamente fantástico.

PSS - As duas melhores equipas a jogar futebol jogam ambas no mesmo sistema (coincidências).

PSSS - O campeonato da 1ª Divisão de Honra 2010/11 da AFVC devia receber o prémio de pior campeonato de sempre!

PSSSS - O Courense pode voltar a ganhar a Taça, e ora foda-se eu quero voltar a festejar... e olha que vocês até tem talento!

3 comentários:

Rubinho disse...

O Mourinho pode ter perdido a eliminatória quando fez a equipa, mas per perdeu grande grande parte do respeito e da credibilidade que ganhou ao longo dos anos na conferência que deu no jogo da 1ª mão.

O que mais me custa, é que o Sr. Mourinho só tem estas atitudes, não por pensar que é o melhor treinador do mundo (que até pode ser) mas por pensar que é mais inteligente que toda a gente. E mais inteligente que toda a gente ele não é.Mourinho vai-se dar muito mal por andar a tentar fazer dos outros parvos.

Este Sr. está a passar de embaixador de Portugal no mundo para uma das maiores vergonhas do nosso país.

Nada que me surpreenda...

Ricardo Marinho disse...

E em que dia o Vilas Boas ganhou a liga europa?

João Mendes disse...

Rubinho tenho de concordar contigo, Mourinho por vezes quer fazer com que as pessoas não vejam o que realmente estão ver...

Acho que o discurso dele para o ano deveria mudar... mas tenho bastantes duvidas que isso aconteça!