sábado, 12 de fevereiro de 2011

Espaço e inteligência

"O que faço é procurar espaços. A toda a hora. Estou sempre à procura. A toda a hora, a toda a hora. Aqui? Não. Ali? Não. As pessoas que não jogaram nem sempre percebem como é difícil. Espaço, espaço, espaço. É como na PlayStation. Penso merda, o defesa está aqui, jogo para ali. Vejo o espaço e passo."

Isto é Xavi num contexto individualizado, mas principalmente isto é de um homem inteligente, que sabe interpretar o que a sua equipa pretende e principalmente fala de algo tão importante como útil o espaço. Mas isto tem mais sentido envolvido no contexto de equipa. Mas afinal porque Xavi procura espaços? Porque sabe que a equipa lhe vai dar algo bom para ele decidir bem... (leia-se muitas e boas linhas de passe)

"Há tantas opções de passe. Às vezes, até penso para comigo: o não-sei-quem vai ficar aborrecido porque fiz três passes e ainda não lhe dei a bola. É melhor dá-la ao Dani Alves, porque ele já subiu pela ala três vezes. Quando o Messi não está envolvido, é como se ficasse aborrecido... e então o próximo passe é para ele."

E aqui está o mais importante do jogo colectivo, o envolvimento do todo (equipa) em todas as situações de jogo, como aqui já referi é importantíssimo o portador da bola ter entre 3 a 5 (no mínimo) linhas de passe boas, para que primeiro possa definir bem, segundo para manter a posse de bola com qualidade e terceiro para criar incertezas na equipa adversária. Quanto melhor for a dinâmica de uma equipa sempre envolvida numa organização colectiva mais perto do sucesso estará e sobretudo mais prazer os jogadores tem, podendo deste modo oferecer um melhor espectáculo a quem vê e sobretudo aprecia o jogo.

2 comentários:

Diogo disse...

Eu li esta noticia.... Já via o Xavi como um Deus a nivel de circulação de bola, passe e de Leitura de jogo, mas depois desta noticia ainda fiquei mais fascinado... Não existe no mundo do futebol um pensador de jogo que chegue seker aos calcanhares deste senhor jogador.

Esteves disse...

Neste momento, na minha opinião, a eliminatória está "50/50".