sexta-feira, 19 de março de 2010

O fim de um ciclo

Não é que me dê grande gozo esta felicidade tremenda pelo Porto estar a ter um má época, mas parece que as sucessivas vitórias nos últimos anos foram importantes e não apenas para os Portistas. Quando se pensa na época do Porto, que ainda não acabou pensasse sobretudo no campeonato perdido e na estrondosa eliminação na liga dos campeões. E como quando se perde tudo é questionado, perguntasse como se gasta tanto dinheiro em jogadores que não são valias para o clube. O "não-penta" é certamente o fim do ciclo Jesualdo que apesar de nunca ser uma bem amado para todo o universo portista tem na minha opinião um trabalho interno bastante válido, e consegue três títulos consecutivos que não está ao alcance de todos.
Então afinal o que se passou de mal este ano?
Primeiro não se passou só este ano, o Porto em 2 anos perde 5 jogadores de um nível médio/alto em termos mundiais, Bosingwa, Paulo Assunção, Quaresma, Lucho e Lisandro, e se Falcão e Fernando conseguem disfarçar as vagas deixadas por dois ex-jogadores do Porto, as outras não conseguiram ser preenchidas do mesmo modo. Para além disso o rendimento de jogadores como Bruno Alves e Raul Meireles é em alguns jogos lastimável, e a roçar o ridículo. Principalmente Bruno Alves que a falta de agressividade em alguns jogos dá a ideia que está a fazer o maior frete da vida dele. Fucile, acompanha estes jogadores, mas acrescenta-se a falta de concentração que leva para o relvado. Se isto não fossem razões de sobra, o castigo de Hulk não veio ajudar em muito as opções. E numa equipa em que 4 jogadores tem um rendimento abaixo do esperado e jogadores que deveriam ser importantes no desenvolvimento do jogo colectivo, o rendimento da equipa nunca poderia atingir um nível elevado. Mas claro que o problema não só aí. Primeiro porque quem tem de tirar o máximo rendimento dos jogadores é o seu treinador, e isso nunca foi conseguido por Jesualdo esta época, jogos como Leiria e Académica em casa dão uma boa imagem dos problemas do Porto, falta de confiança, falta de concentração, e sobretudo falta de inteligência em gerir o jogo e os momentos do jogo. Depois o planeamento da equipa é também falhado, sobretudo por duas razões, não tem um jogador para substituir Fernando, e no mercado de inverno, com Hulk castigado, Rodriguez lesionado era importantíssimo garantir um excelente médio Ala. Não fizeram isso, e a equipa ressentiu-se imenso. Mas parece que este ciclo tem de fechar principalmente por um motivo maior, o dinheiro que se gasta, e como se gasta. O Porto esta época compra Prediger, Valeri, e Belluschi e junta-se a estes, Tomas Costa e Guarin comprados na época passada, não sei quanto dinheiro gastou, mas sei que foi muito, e destes nenhum deles se afirmou no Porto, e isto só para falar em médios. Se é aceitável que haja contratações falhadas é inadmissível que seja com este exagero.
Contudo a época ainda não acabou e apesar de tudo, ainda se pode somar mais duas taças à super-taça. O que fazendo as contas não é mau de todo.

10 comentários:

Rubinho disse...

Logo hoje que não me apetece nada falar de futebol...

Esteves disse...

Mais uma semana sem falar de futebol...

Rubinho disse...

LOL.

É sempre divertido fazer um "reset" ao contador do tempo. É verdade que estamos agora no ano zero, mas eu ainda sou um gajo do séc. I AC. Sou do tempo em que certas pessoas deixaram de ver futebol, do tempo em que os árbitros não andavam de cabeça dividida e do tempo do Peseiro.

Agora, no ano zero, as coisas mudaram e a febre Jesusiana é uma doença que em vez de curar a cegueira a provoca gradualmente de forma intensa.

Pode ser que no Domingo, neste espaço, o futebol volte a ser um "espectáculo fantástico" com "um estádio todo a entoar um lindo coro de "olés"."!

Se é verdade que o Sporting de Pedro Silva, Caneira e Polga perdeu a eliminatória contra o filho da puta do genro do Maradona, o grande filho da puta do Simão e os restantes 9 coxos do Atlético, também não deixa de ser verdade que o Benfas se viu e desejou para levar de vencida o Lucho, 9 jogadores que fariam um bom banco no Olhanense e um quase-guada-redes que faz o Rui Patrício parecer o Buffon.

Na eventualidade improvável de o Liverpool ter duas noites muito más, o David (#21) resolverá o caso Liga Europa para os clubes Portugueses.

JorginhoPC disse...

Usando as palavras do Ricardo Araújo Pereira:
"Que azar teve o Marselha: no espaço de uma semana passou de equipa que, finalmente, mostrou ao Benfica o que era ter pela frente um adversário a sério, com excelentes jogadores de nível mundial, a equipa composta por coxos que, afinal, qualquer um eliminava."

Rubinho disse...

Boas!

O Ricardo Araújo Pereira é um dos melhores cronistas a escrever sobre futebol em Portugal. Mesmo sobre o "disfarce" do humor é uma pessoa que diz muitas verdades acerca do futebol e já conseguiu humilhar o Sr. Tavares por diversas vezes (esta é uma razão que faz com que eu não perca um crónica do homem).

No entanto, por ser um adepto incondicional do Benfica, defende o seu clube com "unhas e dentes", cometendo por vezes alguns exageros que não tiram qualquer mérito às suas crónicas, já que sendo o objectivo divertir os leitores, os exageros encaixam como uma luva...

No entanto temos que ter uma mente crítica sobre tudo o que lemos, por forma a distinguir se é uma informação que podemos tomar como verdade ou se não passa de algo divertido que nos alegra o dia mas jamais usaremos como argumento numa conversa.

Posto isto, gostaria que o Jorge fizesse um exercício simples (podes pedir ajuda ao RAP):
Pensar quantos e quais dos jogadores do Marselha tem lugar na equipa do Benfica. Para este exercício vamos descontar o Lucho, que na minha opinião tem lugar garantido em qualquer equipa do mundo.

Feito este exercício, dirão os benfiquistas que nenhum dos jogadores do Marselha teria lugar no Benfica porque o Benfica é muito forte. Vamos facilitar.
Se o Jorge me conseguir justificar que algum dos jogadores do Marselha (tirando o Lucho) entraria no onze do Sporting, eu deixo de considerar que aquilo que ele escreveu não passa de uma "estupidez divertida".

Rubinho disse...

Ratinho...

Foi Deus Nosso Senhor que te castigou! Viste com os "olés" e agora é que se vê.
Que se lixe... Junta-te a mim e ainda vou ter contigo a Braga para festejarmos o título. ;)

Rubinho disse...

Onde se lê "viste" deveria estar "vieste". Porque no fundo os "olés" não os viste, ouviste. E pelos vistos ouviste bastantes mais vezes do que querias...

Já agora, essa merda de dar calmantes ao Bruno Alves no intervalo só estraga o espectáculo...

JorginhoPC disse...

Boas Ruben,

Não quero desvalorizar os jogadores do Marselha e se calhar nenhum deles tem mesmo lugar no actual Benfica.
A verdade é que no jogo na Luz, o Marselha teve mais e melhores oportunidades que o Benfica e podia ter saído dali com um resultado mais vantajoso, não fosse o Lucho a falhar golos de baliza aberta.
Onde quero chegar é que o empate do Benfica foi o ponto alto da semana dos portistas, que não perdoaram e embandeiraram um empate como se fosse o inicio do fim do Benfica e finalmente o Benfica ía ser colocado no lugar que merecia (segundo eles lá em baixo).
Uma semana passada, o Benfica deu a volta ao resultado e o Marselha passou a ser uma equipa banal e, como tu próprio dizes, e não te tiro a razão, nenhum jogador deles tinha lugar no Benfica.

Gosto de futebol e penso (e espero) ter uma visão não muito condicionada pelo meu clubismo para evitar comentários como o que me disseram no final do Benfica-Porto deste fim de semana
"Inacreditável, só deu Porto!!!" (e não foi o João :))

Rubinho disse...

Boas!

Assim concordo com tudo...
O Marselha teve mais oportunidades na Luz, não por ser uma excelente equipa mas porque o Benfica fez um jogo abaixo do que tem feito esta época. Nunca pensei que fosse o Marselha a eliminar o Benfica das competições Europeias.

Quanto ao jogo da cerveja, se ouviste dizer que só deu Porto deve ter sido piada... ou então foi o Jesualdo que está na fase da loucura!
Num jogo em que se ouvem "olés", normalmente eles vêm dos adeptos cuja equipa domina claramente o jogo e neste caso essa equipa foi sem dúvida o Benfica.

O Ratinho fala no fim de um ciclo, o LFV diz que é o inicio de um. Não sei quem terá razão. O certo é que com maiores dificuldades em fazer manobras de bastidores por parte do Papa, as coisas estão a correr pior nos momentos decisivos lá para os lados do Dragão.

No meio disto tudo só me custa a acreditar que os azuis não consigam assumir a influência que esses mesmos bastidores tiveram nas décadas de sucesso nortenho, a mesma influência que acusam agora, e com alguma razão, que o Benfica exerce para se superiorizar ao guerreiros do Minho.

Eu, como Sportinguista, estou fora de todas as lutas (como, aliás, estive quase toda a minha vida).
E, se quando as arbitragens eram amplamente criticadas pelo clubes da capital eu estava na linha da frente contra os poderes obscuros do Norte, não posso agora desmarcar-me de criticar os do Sul.
Mas também compreendo que para quem está na mó de cima, pareça que afinal o futebol ficou mais limpo desde a as escutas e agora vence o melhor.

Domingo será mesmo um dia de grandes decisões. Uma vitória do Benfica poderá pôr o clube com um pé no título de campeão. Do lado do Benfica estará tudo na máxima força, do lado do Braga faltará apenas o Vandinho...

Depois, no dia das mentiras virá um clube que não sendo de topo da Europa (convém avisar antes), têm grandes jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento.
Pode ser que este ano os vermelhos caiam aos pés de outros vermelhos!

Já por causa disso é que o Jorge Jesus foi adiantando que não troca o campeonato por qualquer outro título. Ele melhor que ninguém, e apesar de um ego que já o fez fazer algumas figuras menos dignas este ano, sabe das limitações do futebol praticado pela sua equipa na Europa.

Sem mais de momento,

boa sorte a todos e principalmente ao me Braguinha. ;)

Jorge Barbosa disse...

Eu, Jorge Barbosa, um dos responsáveis pela organização da festa de comemoração do título de campeãs distritais por parte da equipa do Castanheira, venho por este meio convidar todas as pessoas para que marquem presença no último jogo do campeonato desta GRANDE EQUIPA de FUTSAL FEMININO, a decorrer no próximo sábado, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Paredes de Coura, seguindo-se posteriormente para as comemorações merecidas.

Cumprimentos
Jorge Barbosa