sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Clássico

Amanha disputa-se o primeiro clássico da Liga Sagres, se por um lado está uma equipa que ainda não entusiasmou este ano por outro está uma que vem de duas derrotas seguidas e passa portanto pelo pior momento da época.
Acho que amanha o maior teste não será colocado ás equipas, mas sim aos seus técnicos. Qualquer que seja o resultado é sobre estes (um ou outro, ou ambos) que caíram as maiores criticas certamente.
Jesualdo que eu próprio cheguei a pensar que tinha perdido o vicio de inventar em jogos mais difíceis, conseguiu-o voltar a fazer em Londres, perdeu, e ao contrario de muita boa gente não me parece que fez um bom jogo, criou demasiados espaços em zonas interiores, logo zona de risco, e quando fechava essas zonas deixava as alas sempre com superioridade numérica por parte do Chelsea. Ou seja, na maior parte do tempo, não conseguiu condicionar o jogo ao adversário para depois ganhar a bola. Quanto à segunda derrota pouco posso dizer, porque apenas vi a ultima meia-hora de jogo, mas o que vi pouco abona a favor do Porto e de Jesualdo, acho que quando a 10minutos do fim de uma partida se coloca um central na frente para fazer cruzamentos, as coisas não estão lá muito bem, isto agravando-se que ainda dispunha de uma substituição e tem no banco dois jogadores de características ofensivas.
Para além disso o rendimento de Hulk é algo completamente inexplicável, e ridículo é Jesualdo o tentar explicar. Jesualdo será que não vê que o Hulk perde 80% do lances que tem a bola, que tenta resolver todos os lances sozinho, e que continua a simular faltas sucessivamente, continuando e bem os árbitros a cumprir as regras e mostrando o cartão amarelo. Não quero com isto dizer que Hulk é mau jogador, porque não é, é certamente um dos melhores jogadores do campeonato nacional, mas não é este Hulk que alguém lhe disse que era um super-herói e que fazia tudo sozinho. Acho que Hulk esqueceu-se sobretudo que o futebol é um jogo de equipa, e que a equipa está sempre a cima de qualquer jogador.
Não sei o que Jesualdo vai inventar amanha, mas com as lesões de Varela e Rodrigues a margem para invenções ficou menor. Aposto que Belluschi vai voltar ao onze, e o Porto vai jogar com:
Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi, Raul Meireles, Mariano, Falcão, Hulk.
Quanto ao Sporting, apesar de ainda não ter convencido ninguém obteve 4 vitorias nos últimos 4 jogos, mas ainda ninguém esqueceu o mau inicio de época e principalmente a falta de uma boa exibição, se ganhar no Dragão talvez obtenha a estabilidade que perdeu com o não acesso à Liga dos Campeões, se perder as criticas vão voltar e vai-se voltar a questionar tudo. E se com Jesualdo é difícil saber o onze que vai jogar com Paulo Bento as coisas não ficam mais fáceis... arrisco em:
Rui Patrício, Abel, Polga, Carriço, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matias, Yannick e Liedson.

Só uma palavra para a nomeação do arbitro... vergonhosa!

7 comentários:

Ruben disse...

Pronto, e agora temos que desculpar o gajo, que até estava debaixo de muita pressão, e os árbitros são como as pessoas normais e também erram, e a culpa até é do Vitor Pereira, e tal.

E depois até pode haver aquelas pessoas que pensam que isto foi mesmo uma cena feita à descarada para surripiar o Sporting.

Eu, como pessoa ponderada que sou, acho que a verdade andará muito pelo meio destas posições estremas.

João Mendes disse...

...e eu acho que pelas tuas palavras sentes-te prejudicado pela arbitragem!
Eu sinto-me prejudicado pelo Meyong e pelo Falcão não marcarem penaltis... o Paulo Bento pelo arbitro do Sporting-Olhanense não lhe pedir desculpas e também por provavelmente ser o treinador da historia do futebol que orientou uma equipa mais vezes da bancada.
Ah... o Miguel Veloso acha que pelo arbitro pedir desculpa por lhe mostrar o primeiro amarelo tem direito a poder fazer uma falta extra com direito a amarelo!!!

E que merda é esta dos árbitros andarem a pedir desculpa?!...

Quantos a nós não temos de desculpar o gajos ou os gajos por estarem de baixo muita pressão, porque eles tem de estar sempre preparados para fazer o melhor, agora não é com isso que eles vão deixar de errar, nem que vão ser bons ou até mesmo excelentes árbitros!

Ruben disse...

Esse ponto de exclamação na primeira frase partiu-me todo.:)

Por onde é que eu começo aqui?
Aquele treinador, que se fez bom dos 60 para os 62 anos, chegou à conferência de imprensa e a primeira coisa que disse foi: "A vitória foi justa.". Assim, do nada disparou esta bojarda. Mas porque é que ele vinha preocupado com a justiça?
Ele desde que pensou na conferência de imprensa não lhe saía da cabeça o ter que se justificar. É uma cena que aprendeu com os adeptos do porto.

Os adeptos do porto ficam violentamente ofendidos se alguém lhes diz que ganharam um jogo às custas de um árbitro. Desconheço a razão, mas se tivesse que atirar à sorte, diria que é por saberem que era assim que ganhavam em tempos e terem medo que assim continue a ser.

Tenham calma. Nunca ninguém vai pedir ao senhor árbitro para comparar a falta do Raúl Meireles com as quatro que deram as expulsões ao Sporting (a do penalti é para dar hipótese). E se alguém lhe fizer essa maldade ele não é óbrigado a responder.

Por isso, por muito que essas coisas vos estejam a roer no interior o vosso exterior pode continuar a ser o dos "somos melhores".

João Mendes disse...

E eu que até só estava a mandar umas piadas porque nem vi o jogo na integra para fazer uma analise imparcial...

Mas pelo que vi e pelo que li, e pelo que já tem acontecido de uns tempos para cá o Sporting é uma vitima do futebol Português, da arbitragem Portuguesa e do Presidente dos Árbitros que até Sportinguista e então prejudica o Sporting para não lhe caírem em cima. Todos os jogos que o Sporting perca será por culpa desses sujeitos... nunca da equipa, nunca por terem uma linha defensiva medíocre, nunca por não ter alas que possam dar largura a um sistema de jogo, nunca por não terem um médio de transição que substitua o Ismailov, nunca por não terem um conjunto de bons dois avançados quando no plantel tem 10!! avançados.
Pelo contrário o Porto quando ganha é porque é ajudado pelos árbitros e quando perde é porque não foi ajudado pelos árbitros... como ganha muitas mais vezes do que perde, é muitas vezes ajudado pelo arbitro.

Mas continuaremos a "ser os melhores".

Ruben disse...

Claro, é isso mesmo.
Mas os "mediocres" do Sporting tem que ser parados pela arbitragem em pleno dragão?
Então quem são os mediocres afinal?

João Mendes disse...

Calma Ruben, não disse que o Sporting era uma equipa medíocre mas sim que a sua defesa era medíocre!
Mas para te perceber melhor podes fazer uma analise ao jogo para perceber como foi preciso a arbitragem para parar o Sporting?

Ruben disse...

Antes de mais tenho que dizer que não estou chateado com os portistas, com o Porto ou com o futebol.
O que realmente me chateia é que as pessoas, em particular os portistas considerem isto normal. E isso chateia-me tanto como o CDS ser a terceira força política no nosso país.

O jogo começou práticamente com o golo do porto. Golo numa falta que não existiu, sobre um jogador para quem Jesualdo, apesar de não precionar as arbitragens, fez renascer a frase: "deixem jogar", neste caso o Hulk.
Não posso dizer que seja um erro clamoroso, e nem o facto de dar golo lhe deu mais importância.
Minutos depois o Sporting conquista um canto com o Liedson a precionar o Pereira. O árbitro marcou falta do avançado. Normal, a mim pareceu-me uma decisão acertada. Minutos depois, o Porto conquista um canto com um avançado do Porto (não me recordo qual deles) a empurrar o Miguel Veloso pela linha de fundo. Foi canto e o Bruno Alves cabeceou por cima. Aqui comecei a achar estranho. Dualidade de critérios em lances exactamente iguais. Mas ainda era o ínicio e ainda pensei que era só a pressão do estar no Dragão.
Depois vei o amarelo para Miguel Veloso. Não existe qualquer falta e a existir seria um amarelo muito puxado para o critério até então.
Depois o amarelo ao Polga. Posso admitir que seja falta. O amarelo, mais uma vez a roçar o ridiculo.
Entretanto o Raul Meireles leva o primeiro amarelo e depois vem a chave do jogo, a falta sobre o Abel. Esta a mais grave das que se tinham verificado até ao momento mas o árbitro decidiu não expulsar o jogador. Pensei, bem ok, segundo amarelo decidiu poupar o jogador. Claro que o critério mudou logo a seguir para as expulsões dos jogadores do Sporting. Nada de contemporizar quando se trata dos verdes.
Para mim o jogo durante a primeira parte foi um bom jogo. As duas equipas procuraram o golo e tiveram boas oportunidades. O Porto talvez mais, até porque era sua obrigação, mas a diferença ao intervalo era muito pequenacentre as duas equipas. Atiramos uma bola ao ferro e tivemos o Matias em boa situação para marcar.
Depois o árbitro deu ao porto a vantagem que necessitava e a partir daí as oportunidades foram claramente mais e melhores para a equipa da casa.

Tudo isto depois da nomeação que tu próprio achaste vergonhosa.

Isto foi o que se passou. Não é uma interpretação.

E isto é o que é considerado normal. Para mim, no fundo, já é.

É como dizerem, sempre que o Lucílio era nomeado para apitar o Sporting, que ele é Sportinguista. O cabrão sempre nos roubou descaradamente. Mas criou-se o mito que roubaba para o Sporting e essa passou a ser a versão "normal".

Duarte Gomes, depois da excelente prova de qualidade já foi nomeado para a Académica - Marítimo. É destes homens que precisamos.

E Ronto pá. Eu por mim desisto. Boa sorte à luta Porto/Benfica. Parece que não vai ser fácil para os árbitros este ano, com duas equipas que jogam de uma forma tão superior a todas as outras...