sábado, 10 de outubro de 2009

Esperava mais...

Não sei se sou demasiado exigente, ou é uma opinião generalizada mas esperava mais dos dois partidos que vão amanha a votos para eleger o novo presidente da câmara de Paredes de Coura, primeiro esperava mais de Pereira Júnior porque em caso de vitória será o seu ultimo mandato como presidente do município como tal penso que quererá sair bem de pé, com um trabalho reconhecido. Pelo outro lado, esperava muito mais do PSD, pensei que ao mudar de candidato haveria aqui um rejuvenescer de forças e que haveria mais ideias, mas principalmente melhores ideias, que havia uma lista mais visível, mais forte e sobretudo que colocasse em "check" Pereira até ao fim. E mesmo eu estando muito por fora disto, passando toda a semana fora não me parece que isto aconteceu.
Passando os olhos pelas listas não há nenhuma que me convença realmente, a do PS voltamos a ter o Filipe na quinta posição e por isso longe de uma posição de destaque, Filipe que juntamente com o Vítor Paulo parecem-me as pessoas mais capazes ao lado de Pereira Júnior, a Alexandra será sempre uma incógnita, também para mim a grande surpresa desta lista e que parece surgir aqui um pouco do nada, ou então por ter ligações com a deputada pelo ciclo de Viana Rosalina Martins. Quanto ao numero dois, é o numero dois natural, mas não me parece o numero dois que Pereira necessita ao seu lado, o Professor Monteiro é daquelas pessoas que não me dá confiança e é com algum desagrado que o vejo a assumir um papel de tanta relevância para o concelho. Quanto ao resto da lista, como normal Pereira aposta também, e bem, em pessoas jovens.
Para mim o PSD é demasiado incógnita, apostou forte no numero dois, Albano é uma pessoa por todos conhecido em Coura e como é normal nestas situações agrada a uns e desagrada a outros, com um trabalho reconhecido na associação de Castanheira é sem duvida uma pessoa dinâmica, e com vontade de contribuir para o crescimento de Coura, não poderei por isto dizer se poderá ser bom ou mau vereador, mas é sem duvida uma boa aposta para a lista do PSD, e é ainda mais quando depois aprecem tantas caras menos conhecidas, algumas para mim completamente desconhecidas. João Cunha aparece naturalmente no quarto lugar, atrás de uma Ana Veiga que desconheço.
Depois de ver as listas pensei, vamos é ver então o que estes gajos tem para nos dar, e fui ler os programas eleitorais. Também aqui esperava mais. Zé Augusto como lhe competia apresenta um programa mais longo, com algumas ideias, mas também com alguns tiros nos pés. Frases como "...reforçar o apoio à criação de espaços para casais, manterem a sua vida em comum." é demasiado vaga e de difícil percepção, falar de construir uma 3ªzona industrial não me parece ajustado para a realidade do concelho neste momento, e percebo que tenha de aparecer algo novo e inovador, mas construir um parque de diversões não sei se é de momento o mais importante para o concelho crescer. Agrada-me a ideia de um centro de incubação para empresas, é bom ver que não se esqueceu dos jovens, que percebe que é preciso um forte investimento na economia da nossa terra.
Pereira por outro lado, apresenta naturalmente um manifesto na continuidade, acabar obras já começadas, como o saneamento, e fazer outras que já bem de mandatos anteriores, a biblioteca será certamente uma obra obrigatória. Há contudo uma coisa que me deixa um pouco surpreendido neste manifesto, Pereira não promete uma ligação à A3, promete persistir na luta pela ligação, acho que este é o grande tiro no pé de Pereira, ele sabe que o futuro (como o passado já dependia) precisa de boas acessibilidades, mas contudo não sabe quando teremos mais e melhores ligações aos concelhos vizinhos. Esta foi uma obra sempre prometida por Pereira mandato após mandato. Contudo, acho o programa de Pereira demasiado vago, e muito sem sal.

Ganhe quem ganhar espero que ninguém se esqueça de duas coisas essenciais:
- Coura está cada vez mais velha e mais desertificada.
- Somos cada vez mais um região do interior.

Sem comentários: