sexta-feira, 20 de maio de 2011

17/10/1977

Foi preciso passar um dia para perceber ainda melhor a importância que tudo isto teve. Não sei quanto mais tempo vai ser preciso viver para voltar a ver duas equipas Tugas numa final Europeia, e muito menos sei quanto tempo vou precisar para ver o Braga, então foram-me fazer logo isto, na primeira tinham de ir com o Porto! :p

Braga
A época Europeia é qualquer coisa de extraordinária, olho para esta tabela e nem seque consigo imaginar em que lugar eles estarão, equilibrar contra equipas financeiramente mais poderosas é preciso muita astucias, muita querer, muita vontade, alguma qualidade, e um bocadinho de sorte. O Braga teve tudo isso mas claro também muita competência.

Braga em Dublin
Domingos montou a equipa como se previa, e em linha com todos os jogos anteriores, pensou primeiro em fechar espaços ao adversário principalmente bloqueando as suas principais armas, contudo foi das poucas vezes na época que jogou com Custodio e Vandinho em simultâneo e a titulares. Isto foi claramente para que o meio-campo do Porto tivesse pouco jogo e assim a circulação fosse mais difícil, para além disto optou sempre por um bloco baixo e compacto, juntando assim as linhas e não permitindo ao Porto transições entre as mesmas. Foi mais cumprido no segundo tempo, mas em todo jogo houve enormes preocupações defensivas.

Domingos
Desde do inicio que não sou o maior fã de Domingos, vi nos últimos dois anos para cima de uma dezena de jogos no AXA e em nenhum deles saí com total satisfação, contudo acho que tal como o Braga evoluiu imenso, é um excelente estratega e tem uma nítida qualidade em montar equipas para contrariar o adversário. Sei que não foi só isso que o levou ao segundo lugar do ano passado, mas este ano não deixou de ficar a muitas dezenas de pontos do campeão e mesmo dos pontos amealhados no ano passado. É com bastante interesse que vou ver a sua próxima aventura, e se for no Sporting quero ver como vai gerir a equipa tendo que ser mais dominadora e com maior dinâmica ofensiva. Contudo tudo o que fez com o Braga este ano é fantástico e só é possível por alguém que tem bastante valor.

Porto
Não há adjectivos para qualificar a época do Porto, posso quase garantir que na minha vida não vou voltar a ver uma equipa a fazer uma época assim, principalmente se vencer a taça no próximo domingo:
- Super taça;
- Campeonato sem derrotas e com uma vitória de 5-0 contra o então campeão.
- Final da taça de Portugal depois de dar a volta a uma eliminatória fora de casa e com uma desvantagem de 2-0. Eliminatória ganha ao Benfica.
- Liga Europa.
Isto é uma época de sonho só ao alcance de um clube com uma estrutura e uma mentalidade super vencedora. Este é o clube que neste século foi duas vezes a taça UEFA e venceu as duas.

Porto em Dublin.
Fiquei a pensar onde estava aquela força que vimos por exemplo na segunda parte contra o Villarreal, depois pensei melhor e a força estava lá, mas os espaços eram menos e os riscos eram maiores. Uma final é uma final, não se vive novamente, e por isso quantos menos riscos se correrem melhor (ouviste Fernando?).
Apanhar uma equipa Portuguesa seria sempre a pior coisa que podia acontecer, o conhecimento do jogo seria sempre maior que para qualquer outro clube e isso logo de inicio não ia ajudar. Foi o que se viu, sem espaços o Porto nunca se encontrou, e quando teve alguns as transições nunca foram as melhores, contudo a organização defensiva esteve sempre perfeita e em vantagem o tempo foi correndo sem que o Braga conseguisse criar alguma ruptura por iniciativa própria. Contudo esperava mais, principalmente porque o Porto vale mais, esperava menos jogo directo e mais circulação, esperava mais de Varela e gostava de ver James mais cedo para aproveitar espaços entre-linhas, esperava mais espectáculo, mas acima de tudo esperava ganhar e isso conseguimos.

André
Como queria ver André durante 20anos na cadeira de sonho. Para ser bom é preciso ser inteligente e André é-o sem qualquer duvida. Absorveu muito no "trabalho" anterior e soube filtrar o melhor que viu. Soube aproveitar o bom que vinha de trás e melhorou-o, criou mais circulação, mas manteve transições rápidas, potenciou ainda mais os jogadores e trabalhou de uma forma fantástica o jogo vertical. Para além disso tem uma leitura brutal dos momentos do jogos, e não me consigo lembrar de uma substituição mal conseguida. Consegue em pouco tempo mudar a equipa (para isso as vezes basta recolocar um jogador 10m ao lado) sem ter que mexer muito e isso é a mostra do excelente trabalho durante a semana. Soube gerir um plantel, que desde de inicio o quis curto, sem nunca perder a identidade e assim manter o grupo competitivo e com os indicies de motivação sempre altos.
André é Portista desde "piquininho" e isso é algo que se vê, festeja como adepto mas comanda como um líder. Gosto muito, gosto do estilo, gosto do sistema, gosto das organizações, gosto da dinâmica, gosto da gestão, é do melhor que vi, e é com muita satisfação que o vejo na cadeira de sonho.

Lauta acho que Vilas Boas começou a ganhar a liga Europa a 17 de Outubro de 1977.

7 comentários:

jorge cunha disse...

Podias fazer 1a breve referencia ao Radomel, já agora...acho k era justo dedicar 1 paragrafo ao "jogador do ano na Liga Europa"....

Rubinho disse...

Acho que o Vilas Boas começou a ganhar a Liga Europa a 17 de Abril de 1982.

João Mendes disse...

Gostavas de o ver no Sporting?

Que achas de Domingos?

Quem querias ver lá sentado?

Esteves disse...

Estou a tentar fazer um Frango Frito com Bananas com as seguintes proporções de ingredientes para a vinha d'alho:

4 dentes de alho
1 folha de louro
vinho branco seco q.b.
sal q.b.
10 grãos de pimenta preta
raspa da casca de 1 limão
4 bananas + ou -

Não tenho pimenta preta e não tenho sal q.b., só pimenta branca e sal normal. O que acham que devo utilizar para substituir estes ingredientes?
É que vem cá comer o Reinaldo Teles e as putas já estão a ficar com frio.

Rubinho disse...

Acho que gostava de um treinador que fizesse o Sporting jogar um bocadinho... não precisava de ser muito, só para dar esperança aos sportinguistas de poder discutir jogos com o Porto e o Benfica.

A vida de Domingos não se prevê fácil. Fez um trabalho extraordinário no Braga mas utilizou uma táctica bastante defensiva.

O Sporting tem que ser uma equipa mais dominadora e vamos ver se ele tem capacidade para jogar com outras armas. Acredito que pode fazer um bom trabalho mas é um bocadinho cedo para fazer avaliações.

O Vilas Boas no Sporting não ía fazer nada do que fez com o Porto. É preciso uma estrutura no mínimo decente para fazer um bom trabalho...

Ah! E jogadores. Está bem que contávamos com um Super Postiga que pode muito bem ser o titular do ataque do Real na próxima época mas só isso não chega.

Mas o que mais me preocupa é saber o que é que é "sal normal".
Se for do grosso mete quanto baste e se for do fino pode ser super bock.

Esteves disse...

Já agora, acreditando no que esta tabela nos diz, o Barcelona é o clube mais pesetero do Mundo.

Rubinho disse...

A acreditar na tabela, o Barcelona não deixa de ser um dos clubes com melhor relação dinheiro gasto/títulos ganhos do mundo.