quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Courense resumindo num PS.

P.S. - Curiosidade. Numa das épocas de Paulo Bento / Camacho, recordo uma discussão com um colega de blog. Garantia eu que apesar de Camacho seguir em segundo lugar, pela péssima qualidade do futebol da sua equipa, o Sporting acabaria por passá-lo. Dizia-me que não. Camacho já tinha percebido que o caminho era o da luta, da agressividade, e como tal, dificilmente o Benfica perderia o acesso à Liga dos Campeões. O Sporting terminou em segundo, o Benfica em terceiro. Moral? O incremento da agressividade pode aqui e ali disfarçar o que de menos bom se faz. Mas, numa prova de regularidade, não havendo qualidade táctica, seguramente que não será pela atitude que se fará história. Por esta vitória, Paulo Sérgio não pode pensar que descobriu a fórmula do sucesso. Sob pena de voltar a cair. E sim, a luta nos lugares cimeiros da Liga começa a resumir-se cada vez mais apenas ao acesso à Liga dos Campeões. (fonte: Lateral Esquerdo)

Sinto-me à vontade para avaliar o Courense, e sinto-me à vontade para afirmar sem qualquer reticencias que o Courense é tacticamente inexistente. Isso reflectiu-se em todos os jogos em casa, e quando li este post do "Lateral Esquerdo" logo me veio à ideia o jogo contra a Correlha, muita vontade, boa atitude dos jogadores na segunda parte, enfim a agressividade a disfarçar todo o vazio táctico. 

Ao contrário do que possam pensar, mesmo depois da opinião do José Miguel Nogueira, e sabendo que me encontro no lote dos 4 melhores técnicos Courenses juntamente com o Berto, o Pedro e o Luís Nogueira, e entre os melhores do distrito, poucos terão trabalhos tão completos como estes, não tenho qualquer interesse em treinar ou pertencer à equipa técnica da equipa sénior do Courense esta época, principalmente porque é uma época sem qualquer tipo de objectivo onde na época mais fraca que me recordo da Divisão de Honra distrital de Viana do Castelo apenas manter de divisão não poderá ser um objectivo plausível.
Continuo, sim, a vibrar e a sofrer todos os domingos com o clube que cresci e que aprendi a gostar, pelo clube em que trabalhei durante três anos e meio, e que voltarei a trabalhar, e por isso também me entristecesse um futebol de tão fraco nível com intervenientes de boa e muito boa qualidade (alguns não assim tão bons). Me entristecesse olhar para um jogo e mesmo muito exprimido não conseguir retirar uma gota de sumo, me entristece olhar para o golo da Correlha no domingo e saber que durante a época toda não verei uma transição com aquela qualidade do Courense. Mas por outro lado alegra-me ver que ainda se trabalha com muita pouca qualidade no futebol distrital, mas entristece-me que quem dirige o queira assim.

Entristece-me muito a comunicação do quando se perde a culpa é dos árbitros e quando não se ganha a culpa também é dos árbitros, bem quando se ganha, quando-se ganha tudo está bem. Mas entristece-me também a não comunicação e a ocultação de comunicação, não me alegra nem apoio o bate-boca publico, ou o insulto gratuito, mas a censura é coisa do passado, a ocultação de comentários, agora a proibição dos mesmo (estendendo-se aqui ao Castanheira), e levando isso até sites públicos é algo que chega ao exagero. Percebo que se tenha chegando a um extremo no zero-zero, talvez esse seja muito por culpa das pessoas que vocês dirigentes tenham escolhido, mas parece-me também que será uma grande virtude saber viver com as criticas, e uma cobardia escondermos-nos daqueles que seja qual for o presidente, o treinador ou os jogadores nos apoiam sempre, os adeptos.

2 comentários:

LUIS NOGUEIRA disse...

CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM ESTA TUA OPINIAO E SINCERAMENTE ACHO IMPOSSIVEL DESCREVE-LA MELHOR Q ISTO.
É DE VERDADE TRISTE VER UMA EQUIPA Á DERIVA DENTRO DE UM CAMPO, VER OS JOGADORES CORREREM KLM(MAIS MAL QUE BEM) PARA CHEGAREM AO FIM DE UM JOGO E VENCEREM PQ SIMPLESMENTE CORRERAM MAIS E LUTARAM MAIS QUE O ADVERSARIO PARA PODEREM ESCONDER A FALTA DE QUALIDADE TACTICA(SE É QUE EXISTE ALGUMA) E A FALTA DE QUALIDADE DE TRABALHO QUE TÊM.
E QUEIRA-MOS OU NAO OS HOMENS DO APITO NÃO PODEM SER DESCULPA PERMANENTE PARA TUDO QUE DE MAL ACONTECE, E QUANDO UM LIDER DE UMA EQUIPA(TREINADOR NÃO É FORTE ENTÃO ESSES(ARBITROS) SERÃO SEMPRE A DESCULPA DAS NOSSAS DERROTAS.
E SINCERAMENTE DOI BASTANTE VER O MEU CLUBE DE CORAÇÃO PERDER, MAS DOI MAIS AINDA SABER QUE PERDE E QUE JOGA MUITO MAL E QUE QUEM GERE ESTA A ASSISTIR E NADA FAZ PARA QUE TUDO MUDE...
ENFIM PODE SER Q O NATAL TRAGA SURPRESAS E QUE FAÇA LUZ NA CABEÇA DE QUEM PODE FAZER ALGO PRA MUDAR O QUE TA MENOS BOM....
GRANDE ABRAÇO E FELIZ NATAL...
E JA SABES QUE ESPERO UM DIA TRABALHAR CONTIGO NO MUNDO QUE É O FUTEBOL....

Anónimo disse...

Amigo João Mendes
Antes de mais quero felicitar-te pelo teu artigo de opinião, sobre o qual, como deves calcular, não me devo pronunciar, no entanto é sempre positivo haver alguém que dê a sua visão sobre determinados assuntos e, mais importante que isso, assuma o conteúdos das matérias abordadas.
Infelizmente, como sabes, há muitos criticos que só o fazem usando a "cobardia" dos anónimatos, não conseguindo dar cara e apresentar soluções.
Foi essa a base da razão, pela qual, fomos obrigados, nós ACDC, a ocultar, provisóriamente, os comentários no nosso blogs, cujos conteúdos (alguns), além de mentirosos, eram insultuosos para pessoas e instituições.
O caso despuletou com vinda do Nino para Castanheira. Bateu-se o record de comentários, mas também se bateu o record de disparates e ataques, com os quais não concordamos e, mais que isso, sentimos necessidade de os ocultar, porque por detrás das pessoas e das instituições, está a familia e a vida familiar de cada um de nós.
È incompreensivel aparecerem nomes de pessoas a comentar que, em nada, correspodiam à realidade, nada tendo a ver com este imbróglio, para não citar acusações graves que se fizeram em alguns comentários, procurando, tão somente, destabilizar pessoas e instituições, neste cada concreto a ACDC e o SCC.
Foi pelo motivo exposto, caro amigo João, que a ACDC optou por, temporariamente como disse atrás, ocultar os comentários. Mais que uma acção de censura é uma acção de salvaguarda.
Espero que tenhas percebido a nossa tomada de posição.
Aproveito para formular votos de UM BOM ANO NOVO, com muita saúde e êxitos pessoais e profissionais.
Também quero dizer-te, e tu sabes isso, que foi um privilégio termos contado com a tua excelente colaboração na ACDC durante mais de uma época, onde todos te reconhecem as excelentes capacidades de trabalho e liderança e só não marcamos uma página de ouro na vida da ACDC porquer fomos ultrapassados nas lutas de secretaria, porque, dentro do campo os objectivos foram alcançados.
Sem falsas modésticas, espero um dia, voltar a poder contar com a tua colabroração na ACDC, um porta sempre aberta aos bons profissinais.
Desculpa o desabafo, mas o teu excelente artigo necessitava do nosso esclarecimento.
Um Abraço amigo.
Albano Sousa