quinta-feira, 1 de julho de 2010

O adeus ao mundial

"Portugal falto ovos. Por isso perdem. Ronaldo nunca chego a africa do sul. É jogador de publicidad. Guarda redes de mi equipa e alves foi unicos que jogaron."
Esta foi uma mensagem que um colega Argentino (Gaston Garcia) me enviou no final do jogo.

Visão real.
Portugal fez o que toda a gente disse antes de começar o mundial, talvez fizesse melhor, a conjuntura era simples, segundos do grupo, oitavos de final com Espanha e vínhamos humilhados embora. Estarei enganado ou foi o que 90% da população dizia, porque agora tanta estranheza e tanta voz a levantar-se?
Ronaldo foi igual a ele mesmo sempre que jogou pela selecção, alguém esperava mais?
Sempre que as coisas não correram tão bem, houve polémica no final, ia ser diferente desta vez?
A imprensa desportiva disse adeus a selecção da África de Sul depois do empate com Albânia, e agora queriam que fossem campeões do mundo?
Portugal não é uma potencia mundial, nunca ganhou nenhuma grande competição, não venceu sequer o Europeu organizado no seu pais, há anos que não tem uma selecção jovem forte, é eliminado pelo campeão Europeu e o principal candidato ao titulo pelas casas de apostas, é de ficar assim tão admirado?

A minha visão do mundial de Portugal.
Queiroz tem claramente todo o campeonato pensado, e joga em função disso, jogou para empatar com a Costa do Marfim e conseguiu, jogou para golear a Coreia e conseguiu, jogou para não perder com o Brasil e conseguiu, e jogou para tentar um golo contra a Espanha e não conseguiu.
Queiroz planeou de mais tudo, e por isso acho que ele foi um mau treinador. Percebemos agora porque levou Pepe e Ricardo Costa, porque era assim que queria jogar contra adversários mais fortes, percebemos que as substituições estavam previamente pensadas, e que isso limitou-o a ler o jogo. Queiroz jogou demasiadas vezes para não perder, e isso por norma dá maus resultados.

Acho que este será também o mundial dos "comunicados do jogador que disse que afinal não quis dizer aquilo que tinha dito".

Mas poderá ainda ser o mundial do jogador que perde, é eliminado e sai de largo sorriso! A cultura de vitória não faz parte de todo o grupo, e para ganhar uma grande competição é preciso para além de técnica, táctica, estratégia, dinâmica, etc... muito vontade, muito suor, muito sangue, muito amor à camisola e muita vontade de ganhar.

O jogo de Espanha.
No onze da Espanha estavam representadas 5 equipas (5 jogadores do Barcelona, 3 do Real, 1 do Villareal, 1 do Valencia e 1 do Liverpool), Portugal estava representadas 8 equipas (2 do Real, 2 do Porto, 2 do Atlético, 1 do Benfica, 1 do Chelsea, 1 do Lille, 1 do Braga e 1 do Werder Bremen), ou seja, 8 jogadores de Espanha jogam em apenas 2 equipas e para a próxima época junta-se aquele do Valência. Quero com isto dizer que é praticamente impossível alguma selecção chegar as rotinas que esta selecção tem, à muita coisa que se treina, pode haver muita qualidade individual, mas o "jogar junto" é algo muito importante.
A aposta em Ricardo Costa e Pepe parece-me um exagero defensivo, principalmente para a imagem que se transmite para dentro do grupo, por muito que digas a uma equipa que vais jogar cara na cara, os jogadores sentem as opções, sentem o 11 e recuam ou avançam muitas vezes com essas opções.
Faz-me ainda alguma confusão colocar um jogador sabendo que o vais substituir (Pepe), perdemos uma substituição, e num jogo a eliminar as 3 são ainda mais importantes. Para além disso Pedro Mendes colocaria a equipa a jogar mais à frente, poderia mais facilmente encaixar num dos médios da Espanha e a qualidade de passe aumentaria um pouco.
Mas contudo partilho da opinião que o maior erro é a saída de Hugo Almeida, percebo a ideia do seleccionador, mas a leitura das substituições terão de ser sobretudo no próprio jogo, e Queiroz esqueceu-se disso. Hugo estava a fazer um trabalho muito bom na frente, e tinha acabado de fazer uma boa jogada individual, para além disso o trabalho defensivo foi perfeito, tanto ao tapar as saídas pelos centrais, como quando encostado à ala no apoio ao lateral.
Acho que o melhor que se podia fazer a Cristiano Ronaldo era mandar os jogos da Espanha em dvd e colocar uma papel a dizer, vê o David Villa a jogar. E mais em baixo dizer, "ó rapazote, se tu não sabes és o capitão da selecção nacional".

O futuro
Ao contrário de muita gente, acho que temos um futuro bom pela frente, quer queiramos quer não, não somos uma potencia do futebol mundial, e não os seremos nos próximos anos. Por isso temos de pensar na nossa selecção sempre atrás de um grupo mais forte de selecções mundiais. Contudo vejo o próximo Euro com bons olhos, podemos manter esta base, que apesar de tudo não é má, e juntar alguns jogadores como Moutinho, Carriço, Amorim (a tempo inteiro), Nani, Bosingwa, Varela, Micael, e Quaresma (se voltar a jogar com regularidade), esperamos ainda para ver se Saleiro ou Orlando Sá conseguem entrar nestas contas, e um ou outro que comece a surgir.
Se nada de anormal acontecer (jogadores que deixem de jogar p.e., e pensando que Carvalho não abandonará) teríamos para a qualificação e Europeu, este onze, Eduardo (27 anos), Bosingwa (27), Carvalho (32), Bruno Alves (28), Coentrão (22), Pedro Mendes (31), Tiago (29), Meireles (27), Ronaldo (25), Nani(23) e Almeida (26).

Sem comentários: