segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pré-época

Tive a possibilidade na semana passada de ver os meus primeiros dois jogos deste ano desportivo. Dois jogos que tiveram a particularidade de serem a "doer", e ambos tiveram algo muito em comum... as duas equipas Portuguesas estiveram muito mal.
O Sporting não traz nada de novo do ano passado, no onze inicial apresentou o único reforço que tinha disponível para aquele jogo, e depois 10 jogadores que transitaram da época passada, se a condição física deficiente foi notória, e transmite uma má pré-época com poucos jogos treinos, a ausência de ideias e falta de ligação entre sectores não consigo perceber muito bem de onde veio.
Começando por trás, a equipa do Sporting continua com uma linha recuada muito mediana para uma equipa de topo, o Pedro Silva é mau e pouca volta há a dar, o Caneira é mau e ainda é pior para jogar em losango, o Polga já foi mais ao menos, mas agora dá dó a vê-lo jogar, gostava de ter acesso a estatística destes três jogadores e ver a percentagem de passes falhados, principalmente em situações fáceis onde havia linhas de passes bem definidas. O meio-campo tem um claro défice de homens para os vértices laterais, com a perda de Ismailov o Sporting tem aqui um problema sério, João Moutinho é bom, e não joga mal em nenhum dos vértices, mas é só um, Vuk também é bom, mas devido as suas características não dá o que devia dar naquela posição. Para mim é o melhor parceiro para Liedson. Miguel Veloso é o melhor trinco do Sporting e terá de ser titular naquela posição, não é rápido, mas o Rochemback também não é, mas é bastante inteligente, não é precipitado com a bola no pés, tem boa visão de jogo, ao contrario de quase toda a gente, sempre gostei dele a jogar a trinco. Matias parece-me bom, tem bons pormenores, mas é ainda muito curto, por vezes muito longe do sector mais recuado, e desaparecido do jogo demasiado tempo. Com a bola nos pés é um artista, mas terá de ser artista durante mais tempo, e operário quando não tiver a bola. Na frente Liedson é indiscutível, Postiga acho que perdeu o lugar definitivamente, que jogo ridículo que este gajo fez, sempre no chão, não deu nada a equipa senão a inervar mais. Não sei o que vale Caicedo, mas pelo que vi, e pelo que acho do plantel esta equipa do Sporting para além de estar espremida ao máximo, acho que está saturada.
No dia a seguir, fui ver o meu primeiro jogo ao vivo, fui até à "pedreira" de Braga, e se o jogo da quinta tinha sido mau, que dizer deste?!
Uma equipa completamente desligada, com os sectores completamente distantes, com dois médios defensivos muitas vezes no mesmo raio, e outras vezes completamente afastados, alas que quase nunca defenderam, um 10 que foi um avançado, e erros defensivos incríveis para jogadores profissionais. Quanto à condição física entre uma e outra equipa também houve grande diferença, mas aqui percebo que os Suecos tenham de estar obrigatoriamente melhor. No Braga, Frachaut confirmou mais do mesmo, que não é nem nunca vai ser lateral direito, e acabou por errar demasiado, Evaldo não esteve mal no inicio, mas no final errou demasiadas vezes seguidas, os centrais são bons no jogo aéreo, Rodriguez tem por vezes "pinta" de grande central, mas fica claramente marcado ao primeiro golo. No meio, Vandinho e Alexandre como disse pisaram demasiadas vezes a mesma zona, mas aqui o erro parece-me que seja totalmente táctico, Vandinho continua incansável, Alexandre entrou algo nervoso, mas acabou por ter pormenores interessantes, vamos ver o que fará ao longo da época. Na frente, Paulo César foi o 10, não sei quais eram as missões dele defensivamente, talvez nenhuma, porque nunca defendeu, contudo enquanto teve em campo foi o melhor dos quatro da frente, quando teve a bola decidiu quase sempre bem. Matheus, fez-me lembrar o Postiga, resmungar e chão. Alan apareceu um bocadinho na segunda parte, bom no um para um, conseguiu arranjar alguns espaços na defensiva contraria, será titular toda a época nesta equipa. Meyong pouco em jogo... e pouco há a dizer dele.

Estes dois "Sportings" acabaram por ter algum muito em comum, ambos mal na transição defesa ataque, falta um bom médio interior a cada equipa, talvez Hugo Viana dê muito jeito a este Braga, como acho que o César Peixoto dava muito jeito ao Sporting (e ao Braga, claro) para interior esquerdo. Falta claramente mais soluções para as posições interiores das duas equipas, não percebo como é possível ambos os planteis terem tantas soluções para a posição de trinco, quando normalmente só joga um! No Sporting, há Adrien, Miguel Veloso, Rochemback e ainda Moutinho, no Braga, Possebon, Vandinho, Fernando Alexandre, Madrid e ainda Freachaut... muito do sucesso da época vai na sua preparação, e acho que as duas não a estão a preparar devidamente.
Não acredito que nenhuma destas duas equipas passe estas eliminatórias das competições europeias.

1 comentário:

Ruben disse...

Olha co caralho...

Isto do futebol é mesmo assim: um diz "I sink" e é o melhor treinador do mundo, o outro diz "O Sporting não trás nada de novo" e é o melhor adjunto do Castanheira.

Para começar eu acho que o Sporting não "traz" nada de novo. E nem precisa. O Sporting é o Sporting e ninguém tem que se preocupar com ele tirando os Sportinguistas.

Eu não me preocupo com o Porto. E sei que o Porto não "traz" nada de novo em relação ao ano passado. Vai continuar a ser a equipa competitiva que sempre foi e que terá a preciosa ajuda das arbitragens nos momentos difíceis.

Complicado vai ser para os benfiquistas "engulirem" este ano que não vão ser campeões porque o Porto tem a melhor equipa. Prevejo que as desculpas este ano serão as mais cómicas de sempre... Aguardo com espectativa.

Mas vamos esperar para ver. Sim porque não vale a pena aos "outros" que cresceram no monte tentar antecipar algo controlado pelos "filhos da puta".