quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Breves da bola

Afinal demorou mais tempo do que eu previa para haver mais uma grande palhaçada no futebol português. Saiu hoje dia 2 de Fevereiro a decisão sobre o túnel (como esta palavra é usada este ano) de Braga no jogo contra o Benfica (que por acaso, apenas por mero acaso, está envolvido nos outros casos todos também) e a decisão é, 3 jogos de castigo para Mossoró (Rio Ave para a taça, Belenenses e Marítimo), 2 para Ney que já está em Setúbal e 3 meses para Vandinho, indiscutivelmente um dos melhores e mais importantes jogadores do Braga, que regressará, adivinhem? Na ultima jornada do campeonato. Mais, o castigo sai um dia depois do fecho das inscrições do mercado de Inverno e passado mais de 2 meses depois do jogo.

O Benfica joga amanha contra a União de Leiria e poderá por fim retirar o Braga do topo da classificação, claro que o atraso do jogo é devido ao calendário apertado.

Sporting em menos de uma semana deixa para trás a Liga Sagres e é eliminado da taça, Liedson a seguir ao jogo de à pouco fala apenas da taça da Liga, ignorando completamente a Liga Europa, parece-me um sinal claro da confiança e da vontade de vencer que vai naquele balneário.

No dragão, como Pinto da Costa continua ausente no Haiti, não houve distribuição de bens essenciais como fruta e leite ao sr. PB, mas mesmo assim houve um espectáculo fantástico, onde o maestro Eduardo Bettencourt fez uso das suas novas maracas e com a sua banda colocaram um estádio todo a entoar um lindo coro de "olés".

2 comentários:

rubinho disse...

Se na quinta-feira passada o futebol estava "podre", hoje está definitivamente curado e passou a ser um "espectáculo fantástico".
Apesar de as coisas se manterem na mesma para os lados de quem usa as maracas, mudaram para os lados de quem está mais habituado às matracas.

Sinceramente não me lembro se, quando o Marselha ou a Juventus desceram de divisão tinham gente suficiente nos seus estádios para que os seus "olés" se fizessem ouvir.
Lembro-me todos os dias, infelizmente, que não vivo num país de pessoas civilizadas.

Não sei porque é que alguns clubes continuam a tentar ganhar dentro do campo. Pode ser por ingenuidade, incapacidade ou por achar que é o correcto. Sinceramente espero que seja esta última hipótese, pelo menos no clube do qual sou adepto. Continuo a acreditar que sabe melhor ganhar um campeonato de 18 em 18 anos e uma taça de 5 em 5 e poder senti-las por completo, do que estar habituado a ganhar e a fazer coros de olés que sabem tão a falso como a nossa justiça.

Mas bá, isso sou eu...

Esteves disse...

"Voltemos ao jogo, pois, como todos sabemos, uma mentira repetida muitas vezes facilmente passa por verdade.

Estas imagens não são do túnel. Repito: não são do túnel.

Nas imagens a primeira coisa que se vê é o Di Maria a chutar rasteira a bola para o banco do Braga enquanto cospe para o chão – para o chão!

Os jogadores do Braga, como foram provocados pelo Di Maria e tinham-no ali à mão, o quê que fazem o quê que fazem? Começam a rodear o Saviola! Vejam bem as imagens!

Repito: com a Di Maria, que “os provocou”, à mão de semear, jogadores do Braga rodeiam o Saviola. Penso que a tese de que o Di Maria desencadeou tudo isto e os jogadores do Braga só se tentam vingar dele fica explicada.

O que vemos a seguir.

1) Jogadores do Braga a empurrarem o Saviola sem qualquer razão para isso e sem que este reaja. Di Maria longe e sem ser incomodado pelo jogadores do Braga.

2) Vandinho a pontear cobardemente um adjunto do Benfica, que se encontra de costas a tentar evitar que haja confusão.

3) Cardozo chega à confusão e com o braço tenta separar os jogadores do Braga do adjunto do Benfica – exactamente o mesmo que o adjunto do Braga tentava fazer. Vejam bem, o braço do Cardozo está entre a confusão a tentar separar as partes e a sua mão firme no peito, no peito caralho, do Paulo Sérgio, que, refira-se, nem se encontra muito incomodado com isto – nem sabia de quem era a mão que estava no seu peito.

4) Mossoró e Ney procuram afastar à estalada o Cardozo; o Mossoró repetidamente.

5) Vê-se um polícia a fugir da confusão, ou seja, em vez de pôr na ordem delinquentes como Vandinho, foge da confusão. Tão típico da polícia que vou-me abster de comentar.

Conclusão na hora:

1) Cardozo é expulso ninguém sabe porquê, e um central do Braga, ninguém sabe também porquê, também é expulso; Benfica fica sem o seu melhor marcador e o Braga sem um central.

2) Vandinho, Mossoró e Ney ficam em campo e jogam impunemente nos jogos seguintes, construindo o grande Braga.

3) Benfica perde o jogo, isto é, o Braga fica três pontos à frente.

Conclusão agora:

1) Vandinho, um cobarde delinquente, é suspenso 3 meses. É pouco. Delinquentes violentos e cobardes não deviam ficar suspensos, devia ser pior.

2) Mossoró e Ney são suspensos uns jogos.

Que grande surpresa."

pmramires, Shakira Kurosawa.