sábado, 26 de dezembro de 2009

Sexto sentido

"O Homem é do tamanho do seu sonho." Fernando Pessoa




Bom fim de semana....

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Para todos os seguidores do blog, para aqueles que só vem de cá de vez enquanto, para os que nunca vieram... mas sobretudo, para todos os meus amigos os desejos de um Feliz Natal cheio de bacalhau (para quem não gosta, cheio de outro prato qualquer), vinho, licor beirão e outros digestivos, que o Pai Natal encha o sapatinho de prendas e que o menino Jesus vos ofereça o que sempre sonharam.


Natal

Um pouco devido à minha educação católica, mas muito mais pelo convívio familiar que tive toda a vida e pela educação que adquiri no seio desta o Natal para mim continua a ser uma festa familiar, passarei mais um junto daqueles que cresci e mais um na casa dos meus avós.
Lembro-me bem de quando era "puto" e como a ansiedade tomava conta de mim à espera da hora do Pai Natal, agora vejo os mais novos a desembrulhar as prendas com uma alegria estampada no rosto e recordo-me como se fosse hoje daquele tempo.
Mas há duas pessoas que viram muitos mais sorrisos, muitas mais prendas, muitos mais embrulhos e partilharam sempre com eles aquelas alegrias. Se esta festa tem muita importância, tem muita mais porque há duas pessoas que me ensinaram o quanto é importante a família, e se há algo que me faz verdadeiramente feliz é ver os olhos deles brilharem de alegria... essas duas pessoas são claro os meus queridos avós.


sábado, 19 de dezembro de 2009

Vai uma peladinha antes do clássico?



Bom fim de semana... ou que falta dele!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ó Inácio tira o autocarro!

Pontos vs Espectáculo?
Esta é apenas uma pergunta que passa pelos adeptos do futebol, passa pela minha também... mas claro com duas respostas completamente distintas, como adepto: espectáculo, como treinador: pontos. E é assim que todos pensam, Augusto Inácio e Jorge Costa deram este fim de semana um recital de jogo defensivo, linhas recuadas, muitas vezes a ultima linha (defesa) em cima da área e a primeira (ataque) bastante atrás do seu meio-campo, com isto havia muito pouco espaço entre as suas linhas e ao mesmo tempo menos espaço ainda para as equipas adversarias circularem a bola. Tanto o Benfica como o Braga criaram mais oportunidades que o adversário, tiveram mais bola e mais iniciativa contudo nunca tiveram muito mais perto da vitória do que o adversário, alias o Benfica teve mesmo a perder até ao final do jogo. E em ambos os jogos a melhor oportunidade para ganhar o jogo teve na equipa defensiva e já para lá dos 90, em Olhão Tengarrinha falha isolado, em Braga Simplicio remata a trave.
Como adeptos poderemos condenar esta estratégia, mas teremos que perceber que na vida de um treinador e de um clube o importante são os pontos.

E a montanha pariu um rato...

Não é que afinal tudo o que se quer mostrar não é assim tão verdade... o todo poderoso FCP que usa aquela marosca de emprestar jogadores para ganhar jogos, e para ganhar lugares na liga e para ser mais forte e essas coisas todas que faz com que eles ganhem muitas vezes, e que sejam tetra campeões e que estejam sempre entre as melhores 16 equipas da Europa e que vendem jogadores por alguns milhões, não é afinal o clube que empresta mais jogadores... por sinal até só há dois clubes da Liga Sagres com jogadores emprestados pelo Porto (Olhanense e V. Setúbal) e vamos adivinhar quem tem mais jogadores emprestados? E a quantos clubes?

Resposta aqui.

Pub



E não é OZ!!!

Jorge Daniel Internet

Depois do Jorge me mostrar isto, partilhei com quase todas as pessoas que gostam de bom humor, para aqueles que me esqueci, peço desculpa... a estes e a todos os outros, recomendo.

http://jorgedanielinternet.blogs.sapo.pt/

sábado, 12 de dezembro de 2009

Wake Up



Bom fim de semana

Os anjos também choram

eu levo-te onde quiseres... eu beijo-te, eu namoro e caso-me, eu sorrio e choro, eu abraço-te e afasto-me, eu fujo... ou se preferires simplesmente desapareço! Mas por favor, fala, desabafa, beija, namora, sorri... por favor amanha quando acordares sorri...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Futebol com sentimento

A pergunta que mais me fizeram nos últimos tempos é "e agora que vais fazer"?
A resposta simples é, vou continuar a trabalhar na única verdadeira actividade que tinha.
A complexa será algo muito mais difícil e que pouca gente perceberá.
Com o romper da ligação com o Castanheira deixo para trás muito mais do que um clube, deixo para trás uma das coisas que mais prazer me dá, deixo para trás uma ocupação, deixo para trás um divertimento, deixo para trás amigos, menos amigos, companheiros, jogadores de futebol, mas deixo sobretudo uma grande paixão.
Quando à 6 anos fui convidado pelo mister Alberto Pires para fazer parte da equipa técnica dele não tinha ideia do quanto iria aprender neste tempo, não tinha ideia o quanto é complexo o mundo do futebol, e o quanto o treino é importante para o jogo, mas não tinha ideia como ainda me ia apaixonar mais pelo futebol. Nestes 6 anos vivi o futebol com um prazer indescritível, e era isso que eu queria mesmo do futebol, de cada treino e de cada jogo... prazer, e é isso que cada jogador deve tirar de cada treino e de cada jogo.
Nestes 6 anos tive a sorte de poder treinar jovens e atletas seniores, tive a sorte de lutar por objectivos diferentes, tive a sorte de conhecer vários tipos de atletas e vários tipo de homens, e com todos eles aprendi algo novo, e com todos eles aprende-se que o futebol é muito mais complexo do que um simples 4-3-3 ou o "rombo" do 4-4-2. Nestes 6 anos tive a sorte de treinar amigos de infância, como tive a sorte de treinar colegas de equipa de outras andanças, tive a sorte de ver crescer miúdos, tive a sorte de ver crescer jogadores de futebol e tive a sorte de fazer novos amigos.
Será talvez demasiado cruel ter de deixar para trás algo que se goste de mais, mas nós treinadores também sabemos quando estamos a mais, chegou ao fim um ciclo na ACDC que poderia ter sido brilhante não fosse a polémica decisão do ano transacto como talvez poderia sê-lo este ano, a verdade é que a vida não se faz-se de 'ses' a vida faz-se de vitórias.
Vou fazer agora uma pausa talvez longa na minha amadora, mas muito profissional vida de treinador de futebol, espero voltar um dia, e espero fazer-lo novamente em Paredes de Coura, gostava de voltar a trabalhar com camadas jovens onde o prazer é completamente diferente do trabalho sénior, mas gostava também voltar um dia a trabalhar num grupo sénior onde a exigência é muito maior e onde é preciso ser muito mais perspicaz.
A este ultimo grupo de trabalho deixo uma mensagem muito honesta, adorei trabalhar com todos vocês, foi graças a todos que cresci muito como treinador, mas nem todos sabem ainda quais os valores de uma equipa e o quanto é importante ser equipa para se vencer. A diferença entre ganhar e perder muitas das vezes faz-se em pormenores, e na divisão que vocês estão, há um que faz muita diferença, o querer!
Sinceramente acredito que vão dar a volta por cima, acredito que as vossas cabeças vão voltar a trabalhar e que no final da época vão ter o que merecem. Eu vou torcer por vós.

Por ultimo, não poderei deixar de dizer que estes 6 anos foram vividos sempre ao lado de uma pessoa, e não foi de uma pessoa qualquer, foi de um Senhor lutador, com conhecimentos elevadíssimos na área do futebol e que me ensinou tudo o que sei deste desporto, alguém que vive o treino como fosse o ultimo, e que encara os jogos como os grandes campeões, sempre, sempre para ganhar... se me perguntar para numa palavra descrever o Homem Alberto Pires diria sem sombra de duvidas: inteligência.
Para ele em especial o meu muito obrigado por estes anos...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Apaixonem-se

Apaixone-se porque nas próximas 24 horas você vai entrar no dia mais importante da sua vida... o dia seguinte!



P.S. Obrigado David :P

Love lost



Bom feriado...